Se tem colesterol, saiba que hábitos como por exemplo: viver uma vida ativa, não fumar, controlar o seu peso, evitar situações de stress e seguir uma dieta equilibrada, podem ajudá-lo a manter os níveis de colesterol dentro do desejado.
Conheça os alimentos que deve inserir na sua lista de compras para alcançar este objetivo:
Produtos com Ómega-3 para o Colestrol
Em primeiro lugar, o ómega-3 reduz o colestrol “mau”, baixa os triglicerídeos e combate inflamações, ao mesmo tempo que promove a saúde cardiovascular. Então pode ser encontrado em alimentos como:
- Salmão
- Atum
- Sardinha
- Truta
- Cavala
- Sementes de Chia
- Linhaça
- Nozes
- Amêndoa
- Avelã
Frutas e Vegetais que regularizam o “mau” Colesterol
Acima de tudo a variedade é fundamental. É aconselhado o consumo de uma ampla gama de frutas e vegetais para garantir diferentes gorduras, nutrientes e fibras para o seu organismo. Conheça as principais:
- Maçãs
- Morangos
- Abacates
- Bananas
- Uvas
- Laranjas
- Brócolo
- Espinafre
- Cenouras
- Berinjela
- Couve
- Cúrcuma
- Gengibre
Condimentos para a comida de quem tem colesterol
Pessoas com colesterol devem evitar excesso de condimentos ricos em sódio e gorduras saturadas, mas podem usar ervas e especiarias saudáveis. Estas são aqueles que pode escolher para temperar as suas receitas:
- Alho
- Azeite de oliva extra virgem
- Oregãos
- Cominhos
- Coentros
- Pimenta-caiena
- Manjericão
- Pimenta Preta
Ingestão de líquidos para quem tem o colesterol alto
O colesterol é um lipídio (gordura) produzido pelo fígado, por isso a ingestão de água ou líquidos saudáveis são essenciais para promover o seu normal funcionamento.
Frequentemente, existe quem afirme a sua dificuldade na ingestão de água. Os chás podem ser uma ótima solução. Encontre aqueles que estão de forma assídua associados a efeitos positivos nos níveis de colesterol:
- Chá Verde
- Chá de Hibisco
- Chá de Cúrcuma
- Chá de Alcachofra
- Chá de Gengibre
- Chá de Dente-de-leão
- Chá de Canela
Lembre-se que é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de fazer alguma alteração na dieta, ainda mais se tiver algum histórico clínico relevante.
Seja como for, procure aconselhamento médico e, depois da sua validação, junte-se a nós para promover um estilo de vida saudável.
Conheça agora dicas naturais para combater a diabetes.