A meditação é uma prática milenar que tem sido usada em muitas culturas e tradições como uma ferramenta para acalmar a mente e melhorar a concentração. Parece-lhe, à primeira vista, algo intimidante? Fique a saber que a pode incorporar na sua rotina diária tendo em conta que lhe trará muitos benefícios para a sua saúde. Mental e física. Continue a ler e descubra quais os passos a seguir num guia de meditação para iniciantes.
Primeiramente encontre um lugar calmo e tranquilo: Para meditar, você tem que encontrar um lugar silencioso onde se possa concentrar sem ser interrompido. Dê preferência ao ar livre mas, caso não o possa fazer, escolha um lugar sítio da sua casa, ou do seu local de trabalho onde ninguém possa entrar a qualquer momento, longe de distrações tecnológicas como telemóveis, televisão ou computador.
Em segundo lugar sente-se confortavelmente: Sente-se numa posição confortável, com as costas retas e as pernas cruzadas. Se preferir, pode sentar-se numa cadeira com os pés apoiados no chão. Certifique-se que está confortável e relaxado.
O passo três é concentrar-se na sua respiração: Feche os olhos e comece a respirar profundamente, inspirando e expirando, muito lentamente. Nesta fase, o é apenas a sua respiração.
Por fim, pratique a meditação regularmente: Praticar a meditação regularmente pode trazer muitos benefícios para a sua saúde mental e física. Comece com sessões de curta duração – entre 5 a 10 minutos por dia – e vá aumentando gradualmente o período de meditação. No fim, nunca se levante depressa de modo a evitar ter tonturas, já que a meditação faz com que os níveis metabólicos do organismos baixem.
Ponha em prática o que acabou de ler neste guia de meditação para iniciantes e relaxe.