É daquelas pessoas que evitam ao máximo recorrer à administração de medicamentos e procura o alívio do incómodo de forma mais artesanal? Então está no sítio certo. Neste artigo, vamos apresentar-lhe seis dicas caseiras para aliviar a dor de garganta.
Gargarejo com água salgada
Misture uma colher de chá de sal num copo de água morna e faça gargarejos com essa solução. Desse modo, ajudá-lo-á a reduzir a inflamação e matar bactérias na garganta.
Gargarejo com limão
Da mesma forma, misture o sumo de um limão num copo de água morna e faça gargarejos com essa solução, 3 vezes por dia. A composição em vitamina C e antioxidantes deste ingrediente confere uma forte ação anti-inflamatória.
Chá de ervas
Beba, igualmente, chá de ervas quente, como camomila, hortelã ou gengibre. Esses chás ajudam a reduzir a inflamação e podem aliviar a dor de garganta.
Mel
Adicione uma colher de chá de mel a um chá ou a um copo de água morna e beba. O mel tem propriedades antibacterianas e pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação.
Hidratação
Beba muita água e outros líquidos para manter a garganta hidratada. Isso pode ajudar a reduzir a dor de garganta.
Alimentos macios
Por fim, prefira comer alimentos macios, como puré de batatas, sopas e pudins, que são fáceis de engolir e não irritam a garganta.
Guarde este artigo com dicas caseiras para alivar a dor de garganta para aqueles dias em que a dor o/a atacar. Contudo, se a dor persistir por vários dias ou se tiver outros sintomas como febre, dificuldade para respirar ou engolir ou manchas é muito importante que procure ajuda médica.
Leia também o artigo sobre remédios naturais para combater a dor de cabeça.