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Black Friday: Dicas para não ser enganado pelos descontos

Para quem adora descontos, a Black Friday é um verdadeiro paraíso, porém uma compra por impulso ou a ausência de pesquisa podem bastar para tornar esta data num pequeno pesadelo. Conheça todas as dicas para não ser enganado no próximo dia 24 de novembro.
Dicas para não ser enganado pelos descontos da Black Friday

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As ofertas parecem irresistíveis durante as campanhas da Black Friday. Telemóveis, televisões, brinquedos, acessórios, maquilhagem, roupa, produtos para o lar e muito mais, podem conseguir descidas de preço superiores a 70%. Contudo, serão mesmo bons negócios?

1. Controle os preços com alguma antecedência

Se vai partir para as promoções durante a Black Friday com um artigo em mente, comece ainda hoje a monitorizar as suas oscilações de preço.

Para o ajudar a seguir de perto os preços que tanto lhe interessam sugerimos que faça capturas de ecrã com alguma regularidade, diretamente nas lojas onde poderá comprar, para assim perceber se houve alguma adulteração de valores. 

Também pode usar a plataforma KuantoKusta. Através deste comparador de preços conseguirá ver o preço mais baixo e mais alto praticado nos últimos 30 dias ou 3 meses.  

Comparador de preços kuantokusta. Use na Black Friday.

Claro que deve ter em conta se o artigo é alvo de alguma sazonalidade, pois é um fator decisivo na subida ou descida do preço. Por exemplo: uma ventoinha é sempre mais barata no inverno.  

2. Não seja impulsivo junto dos preços Black Friday 

Com tantas promoções e oportunidades Black Friday, pode correr o risco de perder o foco sobre aquilo que precisa ou queria comprar. Desta forma, é sugerido que seja criada uma lista de compras com um orçamento máximo possível para ser gasto.

3. Garanta que os produtos estão em boas condições

Por vezes, alguns vendedores aproveitam a Black Friday para escoar produtos com defeito, descontinuados ou perto do prazo de validade. Por isso, no momento da compra informe-se de todos os pormenores e questione diretamente o responsável pelo apoio ao cliente. 

4. Garanta que as políticas de devolução ou troca estão do seu lado 

Tanto a Black Friday como o Natal, são datas especiais para as lojas online. Deste modo, o modus operandi pode ser alterado. Assim, recomenda-se que leia a política de devolução ou troca, mesmo já tendo sido cliente. 

As lojas não têm a obrigação de aceitar a troca ou a devolução de um produto sem defeito. Esteja atento e guarde sempre o talão. 

5. Esteja atenta a possíveis “Scams Black Friday”

Com o aumento da adesão às compras online, as situações de fraude tornam-se ainda mais comuns. 

Os “Scams Black Friday” podem surgir sob forma de email, mensagem privada ou através de uma rede social, chamada e até campanhas publicitárias em facebook, instagram e/ou google. 

Muitos dos interessados em grandes preços acabam por comprar em lojas falsas, clicar em links com vírus ou fornecer informações a entidades irreais. 

Para evitar estes riscos, recomendamos o uso de uma rede de internet segura. Ainda deve certificar-se de que o website onde está é de confiança, procurando por reviews ou opiniões de outros compradores. 

6. Utilize métodos de pagamento seguros 

Recomendamos que evite o uso de transferências bancárias. No momento em que está a finalizar a compra opte por métodos de pagamento como: MBWay, PayPal ou Revolut

Caso exista algum problema durante a Black Friday, saiba que pode encontrar uma orientação à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e às entidades de defesa do consumidor, como a DECO Proteste. 

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