O Google My Business (GMB) é uma plataforma gerida pelo Google, especialmente concebida para negócios locais.
Esta ferramenta é gratuita, fácil de usar e altamente personalizável, proporcionando aos pequenos e médios empresários uma oportunidade única de alcançar uma visibilidade significativa nos motores de pesquisa e no Google Maps. Essa presença online permite que os negócios compitam de igual para igual com concorrentes diretos e indiretos e, consequentemente, angariar novos clientes.
O que é o Google My Business e Como Funciona?
Deve estar a perguntar-se: “Mas afinal onde é que aparece este perfil?”.
A resposta é esta: Sempre que pesquisa no motor de busca Google, por exemplo, “Restaurantes perto de mim” ou “Café com esplanada”, recebe como resultado vários locais próximos e com boas avaliações em jeito de recomendação.
Estes resultados dizem respeito a empresas com perfil Google My Business.
Dependendo da configuração do perfil, ao clicar no mesmo, poderá ficar a conhecer o horário, menu, localização e suas direções, website, críticas de outros clientes, imagens do interior e do exterior do espaço e até reservar a sua própria mesa.
Quando devo criar uma conta GMB?
Tempo é dinheiro, principalmente aqui. É crucial que a criação de um perfil Google My Business seja um dos primeiros passos a serem dados por si no momento em que começa a estruturar a sua presença no digital.
Se ainda não tem o seu, comece agora a criar!
Como criar a conta?
Os passos são realmente simples e intuitivos. Para criar a conta só precisa de:
- Visitar a página principal da plataforma aqui;
- Procurar e clicar em “Gerir o seu perfil”;
- Começar a preencher os dados da sua empresa como uma conta de facebook ou instagram se trata-se.
Por que motivo devo criar uma conta no Google My Business?
Visibilidade, visibilidade e mais visibilidade. Como vimos anteriormente, ao ter um perfil no GMB, o seu negócio torna-se mais fácil de ser encontrado por potenciais clientes que utilizam o Google para procurar serviços ou produtos locais.
Como Funciona a Plataforma?
O Google My Business opera com um algoritmo sofisticado, levando em consideração vários fatores para determinar a visibilidade do negócio. Entre esses fatores estão:
- as avaliações (reviews) dos clientes – por isso é importante que convença clientes reais a contarem a sua experiência no espaço e, consequentemente, responder a todo o tipo de críticas.
- o ranking nas pesquisas – utilize palavras-chave sempre que desenvolve um texto na plataforma e/ou website; tente usar termos que indiquem onde e como o utilizador pode encontrar. Exemplo: “Na loja 58 no coração de Paredes – Parque José Guilherme”.
- a proximidade geográfica dos utilizadores – garanta que a morada e código postal estão corretos.
- A eficácia do seu perfil em termos de informações fornecidas – para isso, garanta que todas as informações estão devidamente preenchidas e completas. Certifique-se de usar todas as especificidades da plataforma, desde eventos, menu, destaque, etc.
Por fim, está com problemas na criação do seu perfil ou gostava que um profissional avaliasse a sua eficácia? Nós podemos ajudar, inscreva-se aqui!
Veja agora outras ferramentas que o vão ajudar a criar conteúdo incrível para as redes sociais.