Procura melhorar a sua visibilidade online, interagir com clientes e potenciais clientes de forma mais eficiente, organizar as suas tarefas e campanhas, espiar os seus concorrentes e acima de tudo aprimorar o visual das suas redes sociais? Continue a ler porque reunimos uma ferramenta de marketing digital gratuita para cada um dos objetivos.
1. Organizar tarefas, promoções e campanhas: Trello
Primeiramente, a plataforma Trello tem como objetivo principal facilitar o planeamento de tarefas e garantir a execução atempada de todos os afazeres.
De uso fácil e intuitivo, pode convidar os membros da sua equipa para que todos permaneçam na mesma página e saibam quais são as funções necessárias e prioritárias para o dia, semana ou mês em vigor.
Esta plataforma é usada para diversos projetos, como por exemplo:
- Preparar campanhas especiais em loja, como acontece com a Black Friday;
- Organizar contactos com possíveis clientes e parceiros;
- Definir metas e tarefas pessoais como entregas ou reuniões;
- Gestão de tarefas longas como eventos ou viagens;
- Controlar necessidades em loja, como stocks e contacto com fornecedores.
2. Melhorar a estética das publicações em facebook e instagram: Canva
Para criar gráficos, posts, vídeos, panfletos, apresentações, e outros materiais audiovisuais, mais atraentes e dinâmicos para as redes sociais e outros canais de comunicação, o Canva é a ferramenta ideal.
Para além de ser de uso fácil, apresenta opções template que lhe vão permitir criar conteúdos incríveis em apenas alguns cliques.
Apesar de com algumas limitações, pois parte das suas ferramentas são pagas, genericamente a plataforma oferece opções bastantes alargadas através do plano grátis.
3. Ficar inspirado: Pinterest
O Pinterest é uma espécie de rede social que permite aos utilizadores publicar, descobrir e guardar ideias de diversos temas e interesses. Por exemplo: Se vende roupa, acessórios ou decoração, aderir a esta plataforma deve fazer parte do seu plano de marketing digital.
Para além de ser uma excelente fonte de inspiração para publicações, devido à sua natureza e diversidade, pode também encontrar tutoriais que lhe vão mostrar como conseguir ou construir tal ideia. Então, é também uma ótima fonte de conhecimento.
4. Saber o que dizer e como dizer: ChatGPT
O ChatGPT é a grande tendência deste ano. Trata-se de uma ferramenta valiosa, baseada em inteligência artificial, e pode ser usada para ajudar a gerar e a criar ideias sobre o que dizer ou como dizer algo nas redes sociais. Recomendamos o uso desta plataforma gratuita para:
- Criar ideias para conteúdos;
- Aprimorar títulos das imagens e legendas das publicações;
- Análise de tendências;
- Auxílio na resposta de comentários e mensagens diretas;
- Sugestões de dinamização dos perfis.
Para começar basta criar um perfil e pedir ajuda, tal como mostramos no exemplo em baixo. Lembre-se, quantos mais pormenores oferecer à plataforma mais ajustada será a ajuda do ChatGPT.
5. Espiar a concorrência: Meta Ads Library
Às vezes questiona-se: “O que estará este concorrente a tramar”? Agora pode descobrir que campanhas publicitárias eles estão a fazer no Facebook e Instagram.
Visite o Meta Ads Library, selecione o país onde está ou que pretende analisar, clique em “Todos os anúncios”, escreva o nome da página do seu concorrente e descubra tudo!
6. Agendar e gerir o seu público: Meta Business Suite
Tem as imagens prontas, as legendas definidas e as hashtags escolhidas, só falta publicar? Não espere o dia e a hora da publicação. Através do Meta Business Suite, pode agendar as publicações em feed e stories para todo mês, independentemente se pretende publicar fora do horário de funcionamento ou num feriado. Através desta plataforma irá garantir a consistência do seu perfil e que a publicação saiu no dia certo à hora certa sem estar preso ao telemóvel.
Gostou destas plataformas grátis para dinamizar o seu marketing digital? Fique atento para descobrir mais dicas ou contrate os nossos serviços – podemos fazer mais por si!