Leia com atenção todas as nossas dicas para passar no exame de condução à primeira tentativa.
1. Pratique bastante
Em primeiro lugar, a prática é fundamental para se preparar para o exame de condução. Desse modo, caso não se sinta preparado depois das aulas disponibilizadas pela escola, peça aulas extra ao seu instrutor. Avance para a marcação do exame apenas quando se sentir à vontade com os exercícios que serão avaliados como inversão de marcha, ponto de embraiagem, estacionamento e contorno de passeios.
2. Adapte a viatura a si
Em seguida, quando entrar na viatura, coloque de imediato o cinto de segurança e adapte o banco e ambos os espelhos ao seu ângulo de visão. Posteriormente, coloque as mãos bem posicionadas no volante, ligue o motor, destrave o veículo e sinalize a saída sem antes se mover.
3. Conduza defensivamente
Conduzir defensivamente é algo que deverá ter sempre em conta. Conduza devagar para que tenha tempo de assinalar todas as mudanças de trajetória, respeite os limites de velocidade de cada local por onde passar e circule sempre o mais à direita possível.
4. Treine a sua visão periférica
Habitue-se a estar atento a tudo o que o rodeia, sem perder a concentração na condução, como por exemplo, carros próximos a si, movimentação de peões e sinais de trânsito.
5. Relembre o código da estrada
Mesmo no exame de condução o examinador pode fazer-lhe perguntas sobre matéria que aprende no código, nomeadamente ao nível de mecânica do próprio automóvel em que circulam.
6. Mantenha a calma
Finalmente, manter a calma no exame de condução é fundamental. Desta forma conseguirá executar as ações solicitadas pelo examinador de forma antecipada, precisa e segura. Se estiver calmo será capaz de avaliar corretamente as situações de trânsito, antecipar os movimentos de outros veículos e/peões assim como tomar decisões adequadas.
Estes são os erros mais comuns que não deve cometer no dia do exame:
- Transpor linhas contínuas;
- Ultrapassar a velocidade estabelecida em cada local;
- Não colocar cinto de segurança;
- Não parar no “STOP”;
- Não respeitar os sinais luminoso e/ou sinais de trânsito;
- Não sinalizar todas as manobras, especialmente as mudanças de trajeto;
- Não respeitar o Código da Estrada;
- Deixa o carro “ir abaixo” mais dos que três vezes.
Partilhe as nossas dicas para passar no exame condução com o seu amigo e/ou familiar que esteja nesta fase.