Ao longo dos anos, o céu tem vindo a ser uma fonte de fascínio para a humanidade. Um dos eventos celestiais mais raros e intrigantes é a chamada “Lua Azul”. No dia 30 de agosto, poderá testemunhar, pela segunda vez no mês, esse fenómeno cósmico incrível. Continue a ler e fique a saber exatamente o que é a “Lua Azul”, como ocorre e o que a torna tão especial.
O que é uma Lua Azul?
A expressão “Lua Azul” não se refere à cor real da lua, mas sim a um fenómeno que ocorre quando há duas luas cheias no mesmo mês. A cor da lua não muda durante esse evento. No entanto, certamente, será maior e mais brilhante por se tratar de uma superlua.
A primeira lua cheia ocorreu no dia 1 de agosto. A segunda ocorre na noite do dia 30 (quarta-feira). Contudo, atingirá o seu pico por volta das 02h30 da madrugada de quinta-feira, dia 31.
A sua singularidade
Este é um evento especial pela sua raridade e beleza. Tal proporciona a todos um espetáculo celestial único. Observar uma lua cheia já é um evento magnífico por si só, mas testemunhar duas luas cheias no mesmo mês é algo que vale a pena observar e eternizar na sua memória.
Como observá-la?
Para observar a superlua azul, não necessita de equipamentos sofisticados. Apenas terá que encontrar um local com pouca poluição luminosa, idealmente longe das luzes da cidade, para obter a melhor visibilidade possível. Junte os seus familiares e amigos e compartilhe esta espetáculo.
Quando voltará a ocorrer?
Segundo o site Space.com a próxima “Lua Azul” apenas voltará a acontecer daqui a 14 anos, em 2037. Por isso, aproveite esta oportunidade para observar este fenómeno único.
Não perca a oportunidade de testemunhar este evento tão raro quanto especial!