Generic selectors
Exact matches only
Procurar por título
Search in content
Post Type Selectors

Dicas para poupar no material escolar

O regresso às aulas está a aproximar-se. E com ele, um desafio para todos os encarregados de educação: poupar na compra do material escolar. Continue a ler este artigo e saiba como pode manter o seu orçamento familiar controlado.
Dicas para poupar no material escolar

Partilhar

Ainda que o investimento inicial seja inevitável, é possível economizar algum dinheiro no regresso às aulas do seu encarregado de educação. A seguir, apresentámos-lhe algumas dicas úteis para poupar na hora da compra do material escolar.

1. Faça uma lista detalhada

Em primeiro lugar, é muito importante que faça uma lista detalhada dos materiais necessários ao longo do ano letivo, para as várias disciplinas. Tal irá ajudá-lo a garantir que compra apenas o que realmente é necessário, evitando, desta forma, fazer compras por impulso. Organize a lista por categorias para ter uma visão clara de tudo o que precisa adquirir.  

2. Reaproveite o material do ano anterior

Depois de ter a lista detalhada e completa dê uma olhadela no material escolar do ano passado. Certamente, o seu filho terá cadernos parcialmente utilizados, lápis, canetas, mochilas e porta-lápis que podem ser reaproveitados. Tal atitude não serve apenas para economizar dinheiro, mas também irá sensibilizá-lo para a importância de reduzir o consumismo e estimar mais os seus próprios pertences.

3. Compare preços online e em lojas físicas

A comparação de preços é fundamental para economizar dinheiro. Compare preços em diferentes lojas físicas e também online. Muitas das vezes, as lojas online oferecem preços mais competitivos e promoções exclusivas. Por isso, vale a pena manter-se atento pois podem surgir boas oportunidades.

4. Compre produtos de marcas brancas

Opte por materiais como réguas, esquadros, canetas, lápis, borrachas ou resmas de papel de marca branca. Isso irá fazer a diferença no final da conta.

5. Utilize livros de anos anteriores

Uma outra dica de ouro para economizar algum dinheiro no regresso às aulas é considerar utilizar livros de anos anteriores. Seja do irmão, do primo ou do vizinho. Mas antes disso, certifique-se, junto da escola, que os conteúdos programáticos sejam os mesmos.

6. Compre com antecedência

Evite deixar as compras para a última hora, quando os preços são mais altos devido à alta procura. Desse modo, planeie fazer as suas compras com antecedência.

7. Prefira materiais duradouros

Quando se trata de itens mais caros, como mochilas e porta-lápis, opte por qualidade e durabilidade em vez de escolher apenas pela aparência. Invista um pouco mais em produtos de melhor qualidade, o que permitirá aumentar a sua vida útil e reduzir gastos com substituições frequentes.

8. Peça fatura com número de contribuinte

Por fim, peça sempre fatura com número de contribuinte. Ao incluir um NIF em todas as faturas de material escolar faz com que possam ser apresentadas às Finanças como despesas de educação. Isto significa que são dedutíveis no IRS. Desta forma, está a garantir que o Estado lhe devolva uma parte da despesa gasta no próximo ano, aquando da execução da declaração anual do IRS.

Tem que prestar atenção apenas a isto: apenas entrarão para esta categoria as despesas que estiverem isentas de IVA ou então que sejam tributados a 6%.

Com a implementação destas dicas para poupar no material escolar, temos a certeza que irá economizar bastante dinheiro.

Partilhar

Ainda sem comentários. Seja o primeiro a escrever um.