Portugal é um país riquíssimo em cultura, repleto de história, tradições e legados artísticos que atravessam séculos. No coração da capital portuguesa encontrará uma variedade de tesouros culturais e locais icónicos que testemunham a grandiosidade do passado e a vitalidade do presente. Sabia que há muitas atividades gratuitas para fazer em Lisboa?
Panteão Nacional
Primeiramente, o Panteão Nacional é um dos monumentos mais icónicos da cidade de Lisboa. Aqui, estão sepultados algumas das figuras mais importantes da história portuguesa, como escritores, artistas e políticos.
Localizado na freguesia de São Vicente oferece vistas panorâmicas deslumbrantes sobre a cidade, especialmente a partir da cúpula do edifício. Nesse sentido, chegado ao topo poderá contemplar o bairro de Alfama e a imensidão do Rio Tejo. O Panteão Nacional também abriga eventos culturais, exposições e cerimónias importantes ao longo do ano. Essas atividades incluem concertos, palestras, exposições de arte e eventos temáticos.
Se é residente em Portugal tem o privilégio de poder visitar o Panteão Nacional de forma totalmente gratuita, todos os domingos entre as 10h até às 14h. Aproveite a oportunidade para contemplar a arquitetura barroca e neoclássica.
Estufa Fria
A Estufa Fria fica Localizada bem no centro de Lisboa, nas imediações do Parque Eduardo VII. Aqui, poderá contemplar três ambientes diferentes: estufa fria, estufa quente e estuda doce. Desse modo, será convidado a conhecer mais de 300 espécies dos quatro cantos do mundo. Ao longo do percurso terá a oportunidade de ver pequenas cascatas que terminam em lagos.
Existe um pequeno roteiro em língua portuguesa disponibilizado à entrada que irá guiá-lo, de forma lúdica e autónoma. Este jardim, nascido numa antiga pedreira, costuma albergar exposições ao longo do ano.
A principal missão da Estufa Fria de Lisboa é assumir-se como um espaço de lazer e de cultura que visa a promoção do valor das plantas e a adoção de comportamentos promotores da conservação da biodiversidade.
A visita é grátis para o público em geral aos domingos e feriados até às 14h00.
Museu do Dinheiro
O Museu do Dinheiro explora a história do dinheiro desde a antiguidade até os dias atuais. Poderá aprender sobre a evolução das moedas, notas e outros meios de pagamento, bem como a influência económica dessas mudanças ao longo dos séculos.
Até dia 29 de outubro está em exposição “Do fragmento à forma”, organizada por Artur Rocha. No conjunto em exposição, encontram-se várias peças de origem nacional, com maior relevo para as do século XVII e primeira metade do XVIII.
Este museu é inclusivo. Está preparado para receber pessoas invisuais pois permite a entrada de cães-guia. Para além disso, proporciona experiências táteis como réplicas de moedas, maquetas e objetos para tocar. Também, para pessoas surdas existe a possibilidade de fazer visitas orientadas em Língua Gestual Portuguesa, sob marcação.
Totalmente gratuito para todas as pessoas de qualquer idade, de quarta a domingo, das 10h às 18h.
MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia)
Logo depois, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é um dos principais museus e centros culturais de Lisboa, dedicado à arte contemporânea, à arquitetura, à tecnologia e às questões sociais. Inaugurado em 2016, está localizado na zona de Belém, às margens do Rio Tejo.
O MAAT abriga exposições de arte contemporânea que apresentam obras de artistas portugueses e internacionais, bem como exposições temáticas que abordam questões sociais e culturais relevantes. A variedade de exposições temporárias oferece aos visitantes uma experiência dinâmica e sempre em mudança.
O museu também oferece atividades educativas e lúdicas para famílias e crianças, como oficinas e visitas guiadas especiais, tornando o MAAT um destino atraente para visitantes de todas as idades.
A entrada é completamente grátis para o público em geral no primeiro Domingo de cada mÊs, entre as 10h00 e as 13h00.
Mosteiro dos Jerónimos
Por fim, classificado como Património Mundial da UNESCO em 1983, o Mosteiro dos Jerónimos é um monumento arquitetónico e cultural que marca o início da era das descobertas marítimas.
A arquitetura presente é um dos melhores exemplos do estilo manuelino. É de destacar a Igreja, o claustro e fachada sul. Para além disso, um dos pontos altos são os túmulos dos mais famosos da realeza portuguesa, exploradores e poetas. Vasco da Gama, Luis de Camões e Fernando Pessoa são alguns dos exemplos.
Pode visitar este monumento, de forma totalmente grátis, todos os domingos, se for residente em território nacional.
Gostou das nossas recomendações de atividades gratuitas para fazer em Lisboa?