Generic selectors
Exact matches only
Procurar por título
Search in content
Post Type Selectors

Dicas para cuidar do seu manjerico

O manjerico é tradicionalmente associado às festividades dos Santos Populares em Portugal. Além de decorar os arraiais e os altares, é uma planta que possui um aroma muito característico e pode ser utilizado na culinária. Conheça as dicas que deve seguir para cuidar da melhor forma do seu manjerico.
O manjerico é tradicionalmente associado às festividades dos Santos Populares em Portugal. Além de decorar os arraiais e os altares, é uma planta que possui um aroma muito característico e pode ser utilizado na culinária. Conheça as dicas que deve seguir cuidar da melhor forma do seu manjerico.

Partilhar

O manjerico, com o seu aroma característico e folhas vibrantes, é uma das ervas mais emblemáticas na jardinagem e da cultura popular, associado aos Santos Populares. Símbolo de sorte e tradição, essa planta também pode ser uma adição valiosa ao seu espaço, seja ele um jardim, varanda ou janela ensolarada. Se está interessado em cultivar e cuidar de um manjerico, é fundamental conhecer as práticas adequadas para garantir seu crescimento saudável e duradouro. Neste artigo, iremos explorar dicas essenciais para cuidar do seu manjerico.

1. Não cheirar diretamente

Já diz a tradição que cheirar diretamente o manjerico pode matá-lo. Desse modo, para sentir o seu aroma sem afetar a planta passe-lhe a mão e cheire-a logo de seguida.

2. Escolher um local ensolarado

O manjerico precisa de pelo menos seis horas de luz solar todos os dias. Portanto, encontre um local ensolarado para colocá-lo, mas onde não receba o sol diretamente.

3. Rega adequada

Outra das dicas mais importantes para cuidar do seu manjerico é ter atenção à rega. Regue-o regularmente, mas evite encharcá-lo. Certifique-se de que o solo esteja sempre húmido, mas não encharcado. Verifique a humidade do solo colocando o dedo cerca de dois centímetros abaixo da superfície. Se estiver seco, é hora de regar.

4. Drenagem adequada

Além disso, certifique-se de que o vaso do manjerico tenha orifícios de drenagem para evitar a acumulação de água em excesso. Isso ajudará a evitar o apodrecimento das raízes.

5. Poda regular

Para estimular o crescimento do manjerico e mantê-lo com uma aparência sempre viçosa, é recomendado fazer uma poda leve regularmente. Remova as folhas secas ou danificadas e corte as pontas dos ramos para incentivar o aparecimento de novos rebentos.

6. Transplante adequado

Se o seu manjerico crescer além do tamanho do vaso atual, transplante-o para um recipiente maior. Por fim, certifique-se que utiliza um solo bem drenado e de qualidade no novo vaso.

Lembre-se de que o manjerico é uma planta anual, e por isso tem um ciclo de vida limitado. Após os Santos Populares, pode começar a murchar e secar. Nesse caso, pode aproveitar as suas sementes para plantar novos no próximo ano.

Partilhar

Ainda sem comentários. Seja o primeiro a escrever um.