Generic selectors
Exact matches only
Procurar por título
Search in content
Post Type Selectors

Cuidados a ter com o seu animal no frio 

Tal como nós humanos, os animais de estimação são afetados pelas baixas temperaturas. Essa condição varia conforme a espécie, idade, condição de saúde e histórico médico. Desta forma, adotar cuidados especiais nesta estação do ano são essenciais para protegê-los de possíveis problemas de saúde.
Cuidados a ter com o seu animal no frio

Partilhar

Estes são alguns dos cuidados a ter com o seu animal no frio:

1. Abrigo adequado

Proporcionar um abrigo adequado é crucial para garantir que os animais estão protegidos contra ventos gelados e temperaturas baixas. A exposição prolongada a temperaturas baixas pode levar à hipotermia, causar danos aos tecidos e comprometer a saúde dos animais. Se possível, traga os animais de estimação para dentro de casa durante as noites. Caso isso não seja possível, forneça abrigos isolados, como casotas cobertas. Além disso, deve-se evitar que fiquem perto de janelas, corredores e áreas de corrente de ar.

Lembre-se: cães e gatos com pelagem curta ou menos densa, assim como filhotes e idosos, são mais vulneráveis ao frio intenso.

2. Alimentação ajustada

Uma vez que se trata de uma altura do ano mais propícia a doenças, deve fornecer ração os nutrientes e vitaminas apropriadas para as manter as suas defesas. Não dê mais ração ao seu animal, mas sim uma ração de melhor qualidade. Tal irá fazer com que ele não fique obeso mas sim com o sistema imunitário em alta. Se tiver dúvidas contacte o seu veterinário. 

3. Passeios curtos e monitoramento

Caso tenha um cão, limitar o tempo de passeio ao ar livre, especialmente em condições climáticas extremas, é uma prática prudente. Contudo, se tiver um gato não o deixe ir à rua. Esta espécie consegue fazer uma vida perfeitamente normal dentro de casa sem acessar o exterior. Para além do flagelo das temperaturas baixas, correm o risco de se abrigar em sítios quentes, como nos motores de carros e espaços apertados, onde podem ficar presos. 

4. Uso de roupas

Se tem um animal com pêlo mais curto ou mais sensível ao frio, considere o uso de roupas apropriadas, como camisolas ou casacos. Certifique-se de que estas não restringem a mobilidade e que o seu patudo está confortável.

5. Manutenção da rotina de higiene

Durante o inverno, é crucial manter a rotina de higiene dos animais. Lave o seu melhor amigo com água mais quente, mas não demasiado. No final, seque muito bem a pele e o pêlo dele, e utilize o secador, ainda que afastado, se necessário. Não se esqueça dos ouvidos e dos espaços entre as patinhas.

Por outro lado, escove-o regularmente. Assim estará a eliminar o pêlo morto e a manter saudável aquele que o protege do frio.  

6. Manutenção atualizada das vacinas

Não pode subestimar a importância da vacinação, independentemente da estação. Durante o inverno é especialmente vital garantir que as vacinas do seu animal de estimação estejam atualizadas. As vacinas ajudam a prevenir uma série de doenças contagiosas que podem espalhar-se mais facilmente em ambientes fechados.

Agora que já está a par dos cuidados a ter com o seu animal no frio pode fazê-lo mais feliz. Com certeza, irá agradecer-lhe com muitas lambidelas!

Leia aqui mais artigos sobre animais.

Partilhar

Ainda sem comentários. Seja o primeiro a escrever um.